Mitos e verdades da depilação a laser

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Mitos e verdades da depilação a laser

A depilação a laser, é um tratamento cada vez mais procurado, é prático e seus resultados são duradouros. Além disso, é o método mais eficiente e confortável do mercado, — se comparada às técnicas de depilação convencionais, que arrancam o pelo da raiz, como a cera ou a pinça, por exemplo.

Mas, para a maioria das pessoas, ainda há muitas dúvidas a respeito do assunto. Afinal, quais são os mitos e verdades da depilação a laser?

1 – O uso de cera ou outros métodos que removam o pelo da raiz são proibidos durante o tratamento a laser 

Verdade. Isso porque é justamente essa raiz que a luz do laser atingirá, enfraquecendo ou removendo totalmente o pelo. O processo é de dentro para fora, então, utilizar métodos que arranquem o pelo torna o tratamento ineficaz.

2 – Áreas com tatuagens não podem receber a luz do laser 

Verdade, uma vez que a luz utilizada no equipamento é atraída por pigmentos – no caso, o pigmento do pelo. Sendo assim, as áreas tatuadas são totalmente evitadas, porque identificando as cores do desenho, a técnica pode provocar distorções no mesmo, inclusive queimaduras.

Portanto, se você está pretendendo realizar uma tatuagem, procure realizar a depilação a laser antes. Salvo que isso irá facilitar até mesmo a aderência da tinta à pele – pois a pele já estará livre dos pelos.

3 – Quando raspa os pelos, os mesmos crescem mais grossos 

Mito. O que acontece, na verdade é que, pelo fato da depilação com lâmina ou cremes atingirem apenas a parte superficial da pele, apenas o meio da haste é cortado, região que naturalmente é mais grossa que a ponta do pelo.  Desse modo, ele apenas cresce mais rápido, e o fato de “nascer mais grosso”  é apenas impressão mesmo.

E a depilação superficial é imprescindível antes da depilação a laser, como citamos no tópico 1.

4 – Depilação a laser não pode ser feita no verão 

Mito. Esse tipo de tratamento pode ser realizado em qualquer época do ano. Recomendamos que, se após fizer a depilação e for se expor ao sol. usar protetor solar.

5 – Homens não podem realizar depilação a laser 

Mito total! Aliás, foi-se o tempo no qual apenas as mulheres procuravam por procedimentos estéticos. Muitos homens já recorreram ou estão recorrendo à depilação a laser, e os feedbacks são ótimos.

Salvo que muitos estão procurando não só para o corpo, como para o rosto também – para eliminação ou diminuição da barba. Geralmente, em casos de foliculite pelos encravados ou pele muito sensível.

6 – Poucos pelos exigem apenas 1 sessão de depilação 

Mito. Ainda que a região tratada possua poucos pelos, é impossível atingir os resultados finais com apenas 1 sessão, uma vez que os pelos só são destruídos durante a sua fase de crescimento, que ocorre mensalmente. O que pode – e provavelmente vai acontecer – é a diminuição visível destes

A média estipulada varia entre 6 e 8 sessões. Contudo, dependerá muito do caso de cada paciente: qual será a área tratada, espessura e cor dos pelos, tom de pele, etc.

Além disso, é importante saber que, mesmo que um pacote de 10 sessões seja fechado, por exemplo, ainda existe a possibilidade de precisar realizar manutenções avulsas.

7 – Depilação a laser dói

Mito. Inclusive é indolor, há relatos de pessoas que por muito tempo utilizaram a cera, e quando mudaram para o tratamento a laser, perceberam a drástica diferença: é um método muito confortável e claro, satisfatório. Ademais, com o passar do tempo, o intervalo entre sessões vai aumentando – o que implica em: mais tempo sem pelos.
Por outro lado, normalmente, tratamentos com cera precisam ser realizados entre 15 e 20 dias.

Todavia, o incômodo durante as sessões também vai variar muito entre pacientes. A sensação é de leves picadas ou “ardência”. Essa sensação é diminuída em alguns tipos de tratamentos, como no laser alexandrite, que utiliza uma técnica de resfriamento simultânea.

A excelente notícia é que é possível utilizar anestésicos de uso tópico para diminuir o desconforto – em casos de maior sensibilidade.

8 – Não é possível realizar o laser se a região tiver passado por recentes sessões de peeling 

Verdade. Isso porque o peeling exige um tempo de recuperação, a fim de garantir a regeneração da pele, antes de realizar a depilação. Além disso,  nesse período, a região fica muito mais sensível e propensa a lesões provenientes do calor, como queimaduras.

9 – Gestantes não podem realizar depilação a laser 

Em partes, verdade. O tratamento a laser é consideravelmente seguro para as gestantes, contudo é imprescindível ter uma autorização médica para tal.

Entretanto, os próprios profissionais que realizam o tratamento alertam: para mulheres grávidas, algumas regiões não são recomendadas, como axilas, virilha e barriga. Isso porque, os hormônios durante a gestação podem  contribuir na hiperpigmentação dessas áreas. Em outras palavras, podem causar manchas escuras.

10 – Pessoas de pele morena ou negra não podem fazer esse tipo de depilação 

Mito. A o laser soprano ice pode eser usado em qualquer tipo de pele, independente da cor.

Mas, atualmente existem lasers para todos os tipos de pele, cada um com um meio específico de atingir o mesmo objetivo: eliminar os pelos por completo. Basta procurar o profissional certo com o equipamento certo, e os resultados serão super satisfatórios.

A Bella Siluet

A Bella Siluet é uma clínica de procedimentos estéticos, que tem como proposta oferecer um serviço inovador, com resultados imediatos, e trabalhar a auto estima de cada um de nossos clientes para proporcionar maior bem-estar.

Quer saber mais?

Continue navegando em nosso blog ou acesse nossas redes sociais.